sábado, 3 de outubro de 2009

Fontes de Energia - Parte 2

Continuando os post sobre de fontes de energia, se você não viu a primeira parte clique aqui.

Energia Térmica
O calor é uma das formas mais perceptiveis de energia. Quer experimentar? Então coloque uma colher num prato de sopa quente. Alguns minutos depois, a ponta da colhar estará quente. Essa passagem direta de energia de um ponto ao outro de um material recebe o nome de condução e é uma das formas pelas quais o calor gera energia. Existem outros dois modos de se produzir energia a partir do calor: a convecção e a radiação.
A convecção é o movimento dos gases ou líquidos de um lugar mais quente para outro mais frio. É o ocorre com o ventos. Durante o dia, o ar frio dom ar ocupa olugar do ar quente da terra, que sobe e vai em direção ao mar. Durante a noite, as direções mudam: a água é mais quente e o continente, mais frio.
O calor e a luz do Sol são irradiados. Quer dizer: os raios solares viajam em linha reta até a Terra. Quando atinge a Terra, a radiação é absorvida ou refletida. Superfícies escurar absorvem mais rediaçãoe calor, enquanto as claras refletem.

Energia Nuclear
É a energia contida no núcleo dos átomos. Pode ser obtida a partir da fissão e da fusão nucleares.
Quando o núcleo do átomo é dividido, ocorre a fissão, que produz grande quantidade de energia térmica e luminosa. Quando é liberada lentamente, essa energia aquece a água no interior de um reator. O vapor d´água movimenta as turbinas e gera eletricidade.
A fusão nuclear acontece quando pequenos núcleos se juntam e formam um maior.
É o que ocorre no Sol, com a fusão de núcleos de átomos de hidrogênio, produzindo muito calor, luminosidade e radiação.
Combustíveis Fósseis
Durante milhões de anos, animais e plantas mortos foram se decompondo no subsolo. O resultado desse trabalho da natureza são os combustíveis fósseis, encontrados sob três formas: carvão, petróleo e gás natural. Cada um produz diversos tipos de energia. O carvão queimado em usinas transforma-se em energia elétrica. O petróleo é destilado nas refinarias, gerando derivados, como gasolina, óleo diesel e querosene. O gás natural encontra-se próximo ao petróleo e gera energia para podermos cozinhar. Também pode ser usado em fábricas e em usinas para produzir eletricidade.
Energia Elétrica
Pode se dizer que a energia elétrica é o que movimenta o mundo, com ela acendemos as lâmpadas, lanternas, assistimos tv, fazem funcionar maquinas nas fabricas e até carros como vem sendo mostrado na tv, enfim praticamente tudo o que conhecemos.
A energia elétrica como todos sabem vem das usinas hidrelétricas, conduzidas por fios até sua casa. A eletricidade é uma "onda" de energia e pode ser transferida de um lugar para outro. Vamos ver como isso acontece. Toda matéria é composta de átomos que se dividem em pequenas partes. Uma delas é o elétron, que tem carga negativa e gira ao redor do núcleo atômico. Alguns átomos possuem elétrons que estão ligados a eles de maneira muito frouxa. Por isso, tais elétrons passam de um átomo para outro com bastante facilidade. Quando isso ocorre, surge uma corrente elétrica.
Fonte: Revista Lição de Casa nº6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com a divulgação da sustentabilidade!