sábado, 10 de outubro de 2009

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Usamos muito mal os alimentos e muitas vezes jogamos fora a parte mais nutritiva.
É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.
Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não leva em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.
Essas partes do alimento que posteriormente iriam para o lixo podem ser bem aproveitadas, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo.

DICAS
- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.
- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.
- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.
- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.
- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.
- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.
- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.
- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc.), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
- Evite consumir folhas com aparência amarelada.
- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.
- Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.

Arroz
Com sobras de arroz você pode preparar um delicioso arroz de forno.
Pode ser guardado na geladeira por dois dias, em recipiente vedado.
Utilize as sobras de arroz para preparar bolinhos.
Variando ingredientes como frango, legumes e temperos de sua preferência você pode fazer o tradicional arroz de forno.

Carne cozida
Pode ser guardada na geladeira por 2 a 3 dias, em um recipiente não-metálico, coberta com o caldo do cozimento. Você pode utilizar a carne para incrementar molhos. Pique-a em pedaços pequenos e refogar com tomates sem pele e sem sementes. Sirva acompanhando massa ou polenta.
Outra opção é usar a carne como recheio de panquecas ou pastéis. Moa a carne e misture com 1 ovo, queijo ralado e temperos. Com o resto de carne moída, faça una croquetes, colocando farinha de trigo e um ovo, passe em outro ovo batido e salgado e enrole na farinha de rosca, depois é só fritar.
Restos do frango assado podem ser desfiados e virar recheio de torta, juntamente com os legumes picados

Frios
Podem ser conservados por 3 a 4 dias na geladeira, se bem vedados. Utilize as sobras para fazer patês. Bata as sobras de frios com ricota ou outro queijo macio. Espalhe o patê sobre torradas e sirva. Em refogados, pique bem os frios com cebola, cenoura e salsão e refogue no azeite de oliva ou na manteiga.

Legumes
Sobras de abobrinha, alho-poró, vagem e cenoura podem ser conservados por 2 dias na geladeira, em recipiente vedado. Utilize as sobras para enriquecer molhos. Em uma panela aqueça os legumes cortados em pedaços pequenos e, creme de leite. É ótimo para temperar massas. Corte os legumes em cubinhos, misture-os com ovos e use para rechear tortas salgadas.

Pão
Apesar de não ficar crocante, o pão pode ficar macio por até 3 dias. Coloque-o em um saco de papel e envolva em um saco plástico. Tempere fatias de pão com azeite de oliva, sal e temperos e doure levemente no forno. Sirva como entrada ou com sopas. Com pão adormecido você também pode preparar deliciosas sobremesas como o pudim de pão e pudim de queijo branco, pão e goiabada.

Feijão
Aquele feijão de 2 dias pode ser retemperado e se acrescentar um pouco de farinha de milho, vira um delicioso "viradinho”.

Um comentário:

Contribua com a divulgação da sustentabilidade!