terça-feira, 13 de outubro de 2009

Poluiçao Luminosa

Leia:
Super materia da Fapesp!!!


Aqui vai um resumo:
A poluição luminosa tem sido negligenciada pelo poder público e pelos ambientalistas. Os astrônomos têm lutado contra ela há mais de um século, sem muito sucesso. Ela traz 3 malefícios: desperdício econômico, impacto negativo sobre a fauna noturna e apagamento dos astros. Seu combate é mais simples do que para os outros tipos de poluição.

As fotos de satélites mostram manchas luminosas que definem perfeitamente as zonas urbanas, indicando que parte significativa da luz noturna é lançada acima do horizonte. As avaliações feitas nos Estados Unidos contabilizam que 30% da iluminação pública é desperdiçada dessa forma, num montante de US$ 2 bilhões anuais. Esse padrão se repete em todo o resto do globo terrestre, resultando em dezenas de bilhões de dólares literalmente jogados ao espaço. Só esse fato mereceria uma racionalização da iluminação pública. Mas existem outras razões importantes: ninguém ganha nada com esse desperdício, o contribuinte paga a conta em dinheiro, o meio ambiente perde muitas vidas e nós perdemos o acesso a incríveis laboratórios de física disponíveis no Universo.
O remédio é simples: iluminar só onde é necessário para movimentação noturna.A maioria da iluminaçao é feita de forma errada, muito alta , iluminando as copas das arvores ao inves do caminho.
Isso é feito com pressao politica nós votamos nos vereadores que tomam as decisoes de q tipo de iluminaçao sera usada na nossa cidade.


Agora o fato q me deixa triste: o céu noturno. Cerca de um quarto da humanidade já não vê mais a Via Láctea. Ela é um patrimônio da humanidade, um espetaculo que nao podemos nos dar ao luxo de perder!! O objetivo da campanha não é diminuir a iluminação pública, mas iluminar melhor, sem desperdício.
Com isso manteremos um espetaculo gratis todas as noites.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com a divulgação da sustentabilidade!