sábado, 10 de outubro de 2009

Os 3 Rs

Um método muito utilizado para a divulgação da sustentabilidade são os 3 Rs:
REDUZIR
REUTILIZAR
RECICLAR
Com ele temos todas as ferramentas para diminuir nossos resíduos em toda a cadeia de consumo.
Reduzir o desperdício.
Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora.
Reciclar, mandar os materiais recicláveis para cooperativas.
Vejamos-os agora detalhadamente:

REDUZIR
Hoje em dia compramos muita coisa desnecessária, compramos roupas que nunca iremos usar só porque estava em promoção, compramos muita comida (que é jogada no lixo) pra economizar tempo no supermercado, mas a comida estraga então temos que ir comprar mais comida, tendo que ir novamente ao supermercado.
Esses pequenos atos de todos os dias e de todas as pessoas que poderiam ser facilmente contornados são o que gera a maior parte de nosso lixo, evitando o desperdício fazemos muita diferença.
O primeiro passo é bom para o seu bolso e para o meio ambiente.
Comprar só o que você precisa. Pensar antes de gastar dinheiro é o primeiro passo porque com isso você gera muito menos lixo.
40% do que compramos é lixo. Não apenas compramos muita coisa por compulsão que nunca vamos utilizar como também alguns produtos tem mais embalagem do que outros.
Nem sempre o que é moderno é melhor. Cabe a nós pensarmos antes de comprar! Pensar no resíduo antes de comprar.
Embalagens quase sempre não servem para nada, e vão direto para o lixo, isso aumenta muito o resíduo imortal no nosso planeta.
Às vezes um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins.

Dicas:
Pensar antes de comprar
Comprar a granel
Comprar produtos com menos embalagens
Comprar só o que vai utilizar
Não usar descartáveis (sacolinhas de supermercado)
Usar produtos duráveis (ecobags)
Usar frente e verso do papel
Comprar comida em pequenas quantidades

REUTILIZAR
Depois temos que utilizar o que compramos de maneira integral. Muita coisa que jogamos fora não é lixo. Poderia ter uma nova vida útil com outra pessoa (doe suas coisas, sempre tem alguém que precisa), poderia ter outro uso ou ser consertada. Pense antes de descartar algo.
Essa maneira de descartar os resíduos exige muito poder de imaginação e pouca tecnologia. Mudando sua forma de destinação, como embalagens retornáveis e reutilização de embalagens para outro uso.
Quando transformamos uma coisa em outra isso é reutilização.
O termo reciclagem tecnicamente falando, não corresponde ao uso que fazemos dessa palavra, pois reciclar é transformar algo usado em algo igual e novo. Por exemplo, uma lata de alumínio, pós-consumo, é transformada através de processo industrial em uma nova lata.

Dicas:
Consertar roupas e objetos
Doar brinquedos, móveis, eletrodomésticos
Usar folhas já usadas como papel rascunho
Reutilizar para artesanato
Utilizar integralmente os alimentos (talos, folhas e cascas)
Reutilizar embalagens
Reutilizar copos de vidro (requeijão)
Restaurar móveis antigos

RECICLAR
O mais famoso dos Rs é sem dúvida a reciclagem.
Hoje em dia existem muitas cooperativas que buscam os recicláveis na sua casa, reciclar então não lhe da nenhum trabalho. A reciclagem é importante, pois economiza recursos naturais. Mas é muito mais importante e efetivo reduzir o lixo que produzimos. Da menos trabalho e mais resultados reduzir esse lixo do que reciclar!
Devemos reduzir o desperdício, reutilizar sempre que possível e separar os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
Quanto à reciclagem o que devemos fazer é separar o lixo que produzimos e pesquisar as alternativas ecologicamente corretas mais próximas.
Pode ser uma cooperativa ou uma instituição filantrópica que receba e comercialize esses materiais.
A reciclagem gera:
Economia de recursos naturais: para se produzir uma tonelada de alumínio são necessárias cinco toneladas de bauxita - mineral extraído do solo - o que pode ser evitado com a reciclagem.
Economia de energia elétrica: com a reciclagem de latas de alumínio economiza-se 95% da energia elétrica necessária para a produção de metal primário (lingote). Em 2006, foram economizados com a reciclagem 1.976 Gwh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes como Campinas (SP).

A idéia é construirmos um mundo melhor, certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável.
Tem coisa que a gente só não faz por não saber como. Por isso é tão importante a divulgação da sustentabilidade.
O ato mais importante que impulsiona o 3Rs é o PRECICLAR: Pensar antes de comprar. Preciclar é pensar que a historia das coisas não acaba quando as jogamos no lixo.
Tão pouco acaba nossa responsabilidade. E por ultimo se algo não tiver mesmo utilidade descarte para ele ser reciclado, a reciclagem sozinha não vai salvar o mundo ela é um processo industrial como outro qualquer que gasta água e energia.
Os 3 Rs vem nos guiar para o chamado desenvolvimento sustentável, que é aliar o crescimento econômico às atividades que não esgotem nem degradem os recursos ambientais, dos quais dependem o crescimento econômico presente e futuro, com a geração de técnicas ou sistemas para a utilização dos recursos.
Geramos dessa maneira uma nova maneira de utilizar nossos recursos.

3 comentários:

  1. Muito bom, ajudou muito!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as explicações dos 3Rs, precisamos divulgar cada vez mais nas escolas, pois é mais facil educar as crianças do que reeducar os adultos que estão inpregnados com a cultura do desperdicio!

    Gildo, alagoinhas-Ba

    ResponderExcluir

Contribua com a divulgação da sustentabilidade!