sábado, 12 de setembro de 2009

Fontes de Energia - Parte 1

Há fontes de energia renováveis e não-renovaveis. A energia solar, a eólica, a geotérmica e as produzidas pela água podem ser rearmazenadas e reutilizadas. Mas os combustíveis fósseis como o petróleo uma vez acabado não podem mais ser repostos. Independente de qualquer tipo de energia é preciso economizar, e pode-se fazer isso com atitudes simples (que muitos ja conhecem) como desligar a luz e aparelhos eletronicos quando não estiver no comodo da casa ou usando, utilizar os dois lados de uma folha de papel, deminuir o tempo do banho etc.
Aqui vou começar a falar um pouco das várias fontes de energia que existem no planeta, mais pra frente explicarei uma por uma com seus prós e contras.

Energia Eólica
Os moinhos são bons exemplos de como a energia eólica, do vento, pode ser transformada em energia mecânica. Hoje, o vento gera eletricidade. Como? O vento gira enormes hélices, que por sua vez, movimentam turbinas, produzindo energia eletrica. Para fornecer a eletricidade para uma cidade pequena são necessárias 15 mil turbinas!

Geotérmica
Pense em um vulcão em erupção com seu mar de lavas incandescentes. Isso é pura energia. A energia que vem do calor da Terra. O centro do palenta é muito quente. A cada 100m abaixo da crosta terrestre ,a temperatura das rochas aumenta 3ºC. A água encontrada no subsolo pode atingir até 148ºC de temperatura. Por isso, alguns países possuem usinas geotérmicas. Essas usinas utilizam o vapor d'água liberado do subsolo para gerar eletrcidade.

Energia Solar
O Sol sempre foi uma fonte de energia. A luza do sol pode gerar eletrcidade através das calculadoras com células fotovoltáicas - pequenas estruturas que ao receberem a luz geram eletricidade. Outra forma de produzir energia elétrica a partir do Sol é atavés de grandes espelhos. A luz solar refletida nos espelhos aquece a água até ela evaporar. Esse vapor movimenta pequenas turbinas que produzem eletricidade.

Energia dos Oceanos
Os oceanos podem fornecer energia através das ondas, das marés e das diferenças de temperatura entre a superfície e o fundo do mar. O sobe-e-desce das ondas pode movimentar pequenas turbinas e produzir eletricidade. Quando a maré sobe, a água pode ser armazenada em reservatórios próximos a uma usina hidrelétrica. Quando a maré abaixa, a água sai do reservatório e gira as pás da turbina, colocando o gerado em funcionamento.
Fonte: Revista Lição de Casa nº6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com a divulgação da sustentabilidade!