domingo, 13 de setembro de 2009

Planeta Água

Esta semana tive que escrever um texto a respeito da água em nosso planeta para a aula de Gestão Ambiental. No início fiquei em dúvida sobre o que exatamente escrever... mas, depois de muito pensar lembrei-me desta canção de Guilherme Arantes e o texto foi finalmente escrito.
Espero que gostem!!!
Planeta Água
Composição: Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água!

Sem dúvida alguma a água é a maior riqueza do homem. É impossível vivermos sem ela. Porém, poucas pessoas a valorizam como deveriam. Diariamente são jogadas fora enormes quantidades de água em nossas tarefas diárias em casa, no trabalho, nas indústrias.
Todos estamos acostumados a considerar a água como um bem inesgotável, o que não é verdade. Afinal boa parte da água disponível para uso humano está contaminada pelos dejetos produzidos pelo próprio homem, a quantidade restante em condições de uso é cada vez menor, o que pode levar a falta d’água de boa qualidade em várias regiões do planeta nos próximos anos.
A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas e um bem social indispensável à qualidade de vida da população.
A água é desprezada a cada momento do nosso dia-a-dia afinal nos acostumamos a passar pelos rios contaminados e incomodar-nos com o seu mau cheiro, ou o seu aspecto desagradável, porém, não pensamos que ali está sendo cometido um crime contra a humanidade.
Despejamos resíduos e esgotos em grandes quantidades nos rios, lagos e mares sem nenhum remorso. Até quando esta insensatez vai durar?
Já é sabido por todos que estamos à beira de um colapso no abastecimento de água das grandes cidades e parece que a sociedade ainda não acordou para o problema.
A vida como a conhecemos é totalmente dependente da água. Como, ainda não fomos capazes de perceber que ao contaminá-la estamos cometendo um suicídio coletivo de todo o ecossistema conhecido?
Os governos e a sociedade em geral, de todos os países, deveriam realizar campanhas e não medir esforços para impedir esse crime ambiental e iniciar imediatamente projetos que recuperem o estrago já feito.
A água é o começo da vida e a sua falta será indiscutivelmente o seu fim. Jamais seremos uma sociedade sustentável se não respeitarmos a sua importância e dermos a ela a sua real dimensão.
Sem água não há futuro, sem água não há vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com a divulgação da sustentabilidade!