sábado, 10 de outubro de 2009

Agressão ao Meio Ambiente

"Oi Danny, tudo bem?
Adoro o blog Humanidade Sustentável, aprendo muito com vocês e gostaria de sugerir uma postagem para o blog. O tema é agressão ao meio ambiente.
Esta semana recebi uma fatura de cobrança do Carrefur no valor de R$ 0,01 é isso mesmo, um centavo, fiquei indignada com a cobrança, qual foi o custo com o papel da fatura? Qual foi o custo com o envelope? Qual foi o custo com a postagem no correio? Achei isso uma verdadeira agressão ao meio ambiente, vou mandar um e-mail para eles também relatando a minha indigação.
Se você não quiser postar sobre o assunto tudo bem, não vou ficar triste, como eu disse é apenas uma sugestão.
Bom feriado.
Um grande abraço, Eli."
Querida amiga, Eli.
Como disse anteriormente, o blog Humanidade Sustentável nasceu a partir da vontade de alguns amigos de passarmos informações afim de tornarmos o mundo e as pessoas mais sustentáveis.
Fico grata pela sua confiança em nós e no nosso blog.
Ao ler seu e-mail também fiquei indignada mas sabemos que as causas das agressões ao meio ambiente são de ordem política, cultural e econômica. A sociedade civil ainda não prioriza, como deveria, por insensibilidade, a defesa do meio ambiente. Ao contrário das sociedades indígenas, cuja cultura respeitava a natureza, o homem moderno só começou a perceber a necessidade de combater a poluição quando os efeitos dela lhes caíram sobre a cabeça . Empresários com visão de curto prazo, inescrupulosos e indiferentes aos danos ao meio ambiente, deixaram em segundo plano o controle ambiental.
A capacidade empresarial produtiva e empreendedora visa, quase que exclusivamente, a otimização dos lucros com o investimento nas atividades fins de sua empresas, em detrimento quase absoluto da questão ambiental, muitas das vezes pela não priorização dos recursos para projetos visando a defesa de um meio ambiente sadio. É a privatização dos lucros contra a socialização dos prejuízos.
Se houvesse uma observação abrangente e atenta do empresariado ao binômio custo x benefício ambiental, isso poderia levá-lo até a reservar uma fração do lucro em projetos ambientais, visando um retorno conveniente do investimento.
A defesa do meio ambiente, em nosso caso, ao contrário dos países do primeiro mundo, é ainda pouco cobrada pela população, haja vista existirem muitas outras prioridades relacionadas com o estado geral de pobreza da Nação e isso é ruim, porque a degradação ambiental é um fator altamente contribuinte para o abaixamento da qualidade de vida o que, por sua vez, implica em geração de mais pobreza.
O que você relatou em seu e-mail, infelizmente, não é uma caso isolado! E isto é o que mais nos revolta!
Caso receba uma resposta desta "digníssima" empresa, relate-nos para tentarmos entender até que ponto eles estão engajados na destruição e agressão ao meio ambiente.
Um grande abraço,
Danny.

Um comentário:

  1. Danny, você como sempre muito atenciosa, fiquei muito feliz em ver esta postagem e com certeza vou divulgá-la em meu blog também. Se eu tiver a resposta da empresa vou comunicá-la para poder acompanhar o andamento desta indignação. Um grande abraço e parabéns pelo blog, como eu disse: aprendo muito com ele.Eli

    ResponderExcluir

Contribua com a divulgação da sustentabilidade!