sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sao Paulo Cidade Impermeavel

Quem anda por SP sabe oq eu estou falando. Sp foi cimentada....Mas temos q nos libertar desses antigos conceito de modernidade em q cimento é sinonimo de progresso...

Sabemos oq ocorre por aki qnd chove!! Isso nao acontece por causa do aquecimento global, ou pq esta chovendo mais, e sim pq nós entupimos todos os poros de nossa terra!!!
Nao precisamos viver em uma fazenda para resolver esse problema...

A soluçao nao é uma obra publica faraonica...E sim cada cidadao ter um jardim!!!
Nao estou falando de um campo de roseiras...So de um pedacinha de terra..
Sabe akele pedacinho de terra q sua mae ou sua vo mandaram cimentar??? É dele q eu estou falando!!!
Entao vá para seu quintal, mesmo q seja so uma varandinha...E destrua o cimento, abra os poros de sp.....Pq ninguem aguenta mais ser afogado em enchentes!!!!
Um pedacinho so de terra nao atrapalha ninguem....Plante um alecrim, uma hortela, umas margaridas.....Quase nao da trabalho e a chuva agradece por ter por onde escorrer!!!!

E se vc mora em um predio nao tem desculpas...Seu predio tem telhado nao????
Pra quem nao conhece esse sao os telhados verdes!!!!
Muitos paises como a Alemanha ja usam os telhados verdes ha mais de 25 anos!!!Nao tem espaço pra plantar por la..Entao eles usam os telhados...Pratico, inteligente e melhora o ar das cidades de maneira simples!!!!
Sugira isso caso o seu predio ja nao tenha...Se cada apartamento doar um vasinho de violeta q seja, iremos talvez um dia, fazer de nossa cidade um lugar um pouco mais verde e menos cinza!!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dez dicas para deixar sua casa ecologicamente correta!

1. Prefira detergentes biodegradáveis e produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente. O cloro da água sanitária gera poluentes que prejudicam a flora e a fauna. Evite aerossóis com CFC, gás responsável pelo buraco na camada de ozônio.

2. Não escove os dentes com a torneira aberta. Gastam-se até 12 litros de água cada vez que se faz a higiene bucal sem fechar a torneira. Na cozinha, ensaboe a louça toda antes de abrir a torneira para o enxágüe.

3. Economize papel. Estima-se que para cada 100 quilos de papel reciclado são poupadas sessenta árvores.

4. Banhos que duram quinze minutos são ecologicamente incorretos: gastam em média 243 litros de água. A ONU diz que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.

5. Pilhas, baterias e lâmpadas contêm substâncias que podem contaminar a terra e o lençol de águas subterrâneas.

6. Leve sua própria sacola de compras ao supermercado. Isso diminui o consumo de sacos plásticos, reduzindo também o volume de lixo produzido.

7. Separe o lixo para reciclagem.

8. Só use a máquina de lavar roupa quando ela estiver cheia. Com poucas peças e lavagens freqüentes, gastam-se mais água e energia. Ligando a máquina dia sim, dia não, a economia é de 9 quilowatts-hora por mês na conta de luz.

9. Não compre nem cozinhe mais alimentos do que vai consumir. Segundo a Comlurb, 61% do lixo carioca é sobra de alimentos. O lixo úmido (restos de comida) deve ser separado do seco (plásticos, vidro, latas, papéis e metais). O material reciclável deve ser posto em sacos transparentes, para facilitar a identificação.

10. A geladeira e o freezer podem responder por 30% do consumo de luz. Compre os que têm o selo Procel (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica). Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não guarde alimentos ainda quentes.

Por Lívia de Almeida

Fonte: Guia de Boas Práticas para o Consumo Sustentável do Ministério de Meio Ambiente

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_245912.shtml