quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ABC de Copenhague

Neste mês ocorreu o COP 15, e na revista SuperInteressante deste mês veio com o significados de várias siglas usadas durante a conferência, aqui estão elas:

COP 15 - è a sigla oficial da 15a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que aconteceu de 7 a 14 de dezembro de 2009, me Copenhague. As discussões foram realizadas com base em dados científicos de clima fornecidos pelo IPCC.

IPCC - Sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. É uma rede de 3 mil cientistas, de mais de 130 países, que fornece às lideranças mundiais estudos científicos sobre o efeito e soluções possíveis para as mudanças no clima.

Anexo 1 - É a lista dos países mais industrializados de mundo que assumiram compromissos para reduzir suas emissões de GEE.

GEE - Gases de Efeito Estufa. De acordo com o Protocolo de Kioto, seis deles já estão causando o aquecimento global e precisam ter suas emissões reduzidas: dióxido de carbono, óxido nitroso, metano, hidrofluocarboneto, perfluorcarboneto e hexofluor sulfuroso.

UNFCCC - Sigla me inglês de Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, responsável por organizar todas as conferências sobre mudanças climáticas, inclusive a COP 15.

REDD - Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação. Mecanismo criado para recompensar os países que abrigam florestas para protegê-las do desmatamento. Prevê a remuneração pelas emissões ecitadas de CO2, por meio da doação de recursos ou geração de créditos de carbono negociados em mercado.

MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Permite que os países do Anexo 1 invistam em projetos de redução de emissões em países que não têm de cumprir metas, financiando tecnologias mais limpas e o uso de energias renováveis.

CO2e - Ou CO2eq é o CO2 equivalente, uma medida criada para expressar a quantidade de gás carbônico equivalente encontrado nos GEE. O metano, por exemplo, tem 21 vezes mais impacto no clima do que o CO2. Por isso, uma tonelada de metano corresponde a 21 toneladas de CO2 equivalente.

GtCO2e - Uma gigatonelada de CO2 equivalente.

Tic Tac Tic Tac - Iniciativa da ONG Campanha Global de Ações pelo Clima. Seu objetivo é sensibilizar as lideranças mundiais para que a COP 15 traga decisões concretas de combate às mudanças climáticas.

PPM - Partes por milhão. Referência métrica pra a concentração de um determinado GEE na atmosfera. estima-se que desde a Revolução Industrial a concentração de CO2 na atmosfera do planeta tenha saltado de 280 ppm para quase 400 ppm, acelerando os efeitos das mudanças climáticas.

CO2 - Dióxido de carbono, ou gás carbônico. Incolor e inodoro, é o gás que mais contribui para o aquecimento global quando liberado na atmosfera pela queima de combustiveis fósseis. Representa mais da metade dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Site sobre o encontro de Copenhague - www.planetasustentavel.com.br/cop15

Fonte: Revista SuperInteressante Edição 273 11/12/09

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Manual SOS Sustentabilidade

A Believe Comunicação Viva, junto a Fundação Getúlio Vargas, lançou o Manual SOS Sustentabilidade. O guia visa uma conscientização das empresas e sociedade em geral sobre a importância das práticas socioambientais no dia a dia. A agência de comunicação, com foco em projetos de sustentabilidade corporativa, afirma que o manual é um bom começo para a mudança ou manutenção de hábitos sustentáveis. Vale a pena conferir!!!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Anúncios Criativos

Aqui estão algumas propagandas interessantes que recebi por e-mail sobre a proteção do meio ambiente.

A moda faz mais vítimas do que você pensa". Da Agência O&M, da Índia.

"Use a eletricidade com sabedoria". Esse anúncio é da companhia de energia Eskom, da África do Sul.

SAFE é uma instituição de proteção aos animais que faz várias campanhas para expor e questionar a utilização desnecessária deles em experimentos e explorações comerciais. O anúncio acima tem como alvo o uso dos bichos como cachecóis, botas e outros produtos de couro e assim por diante.

Diesel, a fabricante italiana de roupas, colocou, no fim de janeiro, propagandas em jornais, revistas e outdoors que traziam modelos posando com roupas da marca em um mundo afetado pelo aquecimento global. Nas fotos acima, você vê o Cristo Redentor coberto de água até os pés e Nova York praticamente submersa.

Nesse anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões. A área desmatada é um alerta, e a frase no canto diz: "Antes que seja tarde demais".

"Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia". Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.

Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos.

Essa campanha foi feita para a World Wildlife Fund. À medida que o papel acaba, o verde da América do Sul também vai embora, simbolizando o impacto ambiental que o uso de simples toalhas de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar às mesmas consequências.